Batismo e sobrevoo com bênçãos: Aeroporto Internacional de Belém recebe imagem do Círio de Nazaré e celebra início da festividade católica

Centenas de fiéis e turistas puderam ver de perto a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em missa aberta ao público; Padre também batizou aeroporto em voo de helicóptero sobre o terminal

Foto: Gabriel Magacho – Divulgação NOA

Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém foi cenário de grandes emoções para os milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré na manhã desta terça-feira (07). Para comemorar o início da 233ª edição do Círio, considerado uma das maiores festividades católicas do país, foi celebrada uma missa aberta ao público no terminal de passageiros, por ocasião da presença da imagem peregrina da santa.

 

Durante a chegada dos aviões ao pátio do aeroporto, os passageiros dos voos com origem em Fortaleza (CE) e Campinas (SP) foram surpreendidos com o “batismo” das aeronaves, procedimento tradicional na aviação realizado com jatos de água dos caminhões da seção Contraincêndio, marcando a chegada de visitantes  e romeiros à capital paraense.

 

A água utilizada nos batismos foi benzida pelo padre Leonardo Monteiro, que também realizou, poucos momentos antes, um sobrevoo sobre o aeroporto a bordo de um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), abençoando colaboradores e visitantes que chegarão nas próximas semanas, especialmente para a COP30.

 

Foto: Gabriel Magacho – Divulgação NOA

“É com grande satisfação que recebemos no Aeroporto Internacional de Belém uma das maiores manifestações religiosas do país. Com a conclusão das obras da Fase 1-B do contrato de concessão, elevamos de forma significativa a qualidade da experiência de nossos passageiros e estamos ainda mais preparados para receber grandes eventos, como o Círio e a COP30, mas também para dar suporte para os próximos anos de crescimento do turismo, da economia e da mobilidade aérea na região Norte. Como uma das principais portas de entrada para os devotos e visitantes, nossa equipe está empenhada em proporcionar um receptivo à altura da importância do evento, contribuindo para mais uma edição memorável do Círio”, afirma Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA.

 

Foto: Gabriel Magacho – Divulgação NOA

 

Além da programação especial realizada nesta terça-feira, o Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro – Val-de-Cans espera receber 10% mais turistas durante o período do Círio em comparação ao mesmo período em 2024, facilitando a mobilidade de quem deseja vivenciar as festividades de perto. No total, a expectativa é que 70 mil viajantes sejam atendidos nos 461 voos comerciais previstos entre os dias 9 e 13 de outubro.

Círio de Nazaré: Aeroporto Internacional de Belém espera movimentação 10% maior que de 2024

70 mil viajantes são esperados em 461 voos comerciais previstos entre os dias 9 e 13 de outubro

 

Foto: Gabriel Magacho – Divulgação NOA

Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém está preparado para receber o volume extra de passageiros que vão participar da 233ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do Brasil e do mundo, prevista para o segundo domingo do próximo mês de outubro. Entre os dias 9 e 13, a expectativa é de que mais de 70 mil viajantes sejam atendidos, entre embarques, desembarques e conexões, nos 461 voos da aviação comercial previstos.

 

A estimativa para o período da festividade religiosa é 10% superior em comparação ao fluxo registrado no mesmo período em 2024, que foi de 63.596 passageiros. Para atender a demanda extra de turistas, a Gol Linhas Aéreas disponibilizou 20 voos extras para Macapá (AP), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Horários, datas e valores das passagens podem ser verificados no site da companhia aérea.

 

De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a conclusão dos investimentos previstos na Fase 1-B do contrato de concessão vai permitir uma nova experiência de viagem aos passageiros que chegarão para participar da celebração. “É uma satisfação poder receber, com ainda mais eficiência, conforto e segurança, milhares de turistas que vão participar de uma das maiores celebrações católicas do mundo. Com investimentos da NOA da ordem de RS 450 milhões, elevamos de forma significativa a qualidade da experiência no Aeroporto Internacional de Belém, que está preparado não apenas para grandes eventos, como o Círio e a COP 30, mas também para garantir um legado para os próximos anos de crescimento do turismo, da economia e da mobilidade aérea na região norte”, avalia.