Com fluxo 8% maior, Aeroporto Internacional de Belém deve receber quase 182 mil passageiros entre Natal e Ano Novo

Companhias aéreas GOL e Azul preveem voos extras para Guarulhos (SP), Rio de Janeiro – Galeão (RJ) e Campinas – Viracopos (SP)

 

Com obras de modernização concluídas pela Norte da Amazônia Airports (NOA), confira no vídeo como ficou o Aeroporto Internacional de Belém:

 

 

Sob gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém se prepara para receber um fluxo de passageiros maior nas festividades de Natal e Ano Novo. Com obras finalizadas e uma infraestrutura totalmente modernizada, resultado de investimentos próprios da ordem de R$ 450 milhões, o aeroporto passou por melhorias tanto nos espaços dedicados aos passageiros quanto na área de operações, inaugurando uma nova era para a mobilidade aérea no estado do Pará.

 

Entre os dias 20 de dezembro e 4 de janeiro, a expectativa é de que quase 182 mil viajantes sejam atendidos entre embarques, desembarques e conexões nos 1.436 voos domésticos e internacionais programados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o registro foi de 167,3 mil passageiros em 1.337 voos, os indicadores apontam crescimentos de 8% no fluxo de viajantes e de 7% na oferta de viagens.

 

Para atender à demanda da alta temporada, estão previstos 11 voos extras. Pela GOL, as viagens adicionais terão como destino os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, enquanto a Azul prevê incremento de frequências para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

 

De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a capital paraense passa a contar com um aeroporto mais moderno, eficiente e preparado para o futuro. “As obras de modernização foram antecipadas em quase um ano para que o Aeroporto Internacional de Belém estivesse plenamente preparado para receber os visitantes da COP30, cuja operação foi concluída com êxito pela NOA. Esse conjunto de entregas inaugura um novo patamar na mobilidade aérea do Pará e consolida um legado permanente para a região, ao assegurar infraestrutura compatível com o incremento da oferta de voos nacionais e internacionais, desenvolvimento do turismo e da economia, além de garantir capacidade para atender, com conforto e fluidez, o crescimento da demanda de passageiros. Neste período de festividades, historicamente marcado por maior movimento, é motivo de orgulho termos uma porta de entrada à altura da relevância da região e da expectativa dos nossos clientes”, destaca.

 

Embarque Internacional – Foto: Patrícia Lanini. Divulgação NOA

 

Aeroporto Internacional de Belém realiza 2º reunião da Comissão de Gerenciamento de Fauna Interna

Iniciativa demonstrou a efetividade das ações de gerenciamento, monitoramento, manejo e afugentamento de fauna durante o ano de 2025 no principal aeroporto do Norte do país

Foto: Divulgação NOA

Sob gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém realizou, na última semana do mês de novembro, o segundo encontro da Comissão de Gerenciamento de Fauna Interna do empreendimento. A iniciativa, que contou com a participação de diversos membros da comunidade aeroportuária, permitiu a análise conjunta das ações relacionadas ao gerenciamento, monitoramento, manejo e afugentamento de fauna executadas durante todo o ano de 2025.

 

Além de ser uma excelente oportunidade para avaliar todas as ações executadas pelo setor nos últimos meses, a iniciativa também permite que novas estratégias sejam planejadas para o próximo ano através da análise conjunta dos dados obtidos entre os membros que participaram da reunião. Além dos coordenadores da NOA, que já integram de forma permanente a comissão, participaram do encontro colaboradores das companhias aéreas Azul e Surinam Airways – além de membros da Base Aérea de Belém (BABE).

 

De acordo com Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Meio Ambiente da NOA, a atuação conjunta de todos os integrantes permite um incremento direto na segurança operacional do Aeroporto Internacional de Belém. “A reunião de Gerenciamento de Risco da Fauna é essencial para nossa operação aeroportuária. Trata-se de um momento fundamental, no qual, além de apresentarmos o trabalho executado por meio de índices e planilhas, buscamos compreender de forma mais ampla as percepções e verificações realizadas por todos os agentes envolvidos ao longo deste ano”, avalia.

 

Ausência de colisões com aves durante o período da COP30

 

Entre as conquistas alcançadas recentemente pela equipe de Gerenciamento de Fauna do Aeroporto Internacional de Belém, destaca-se a ausência de reportes de colisões com aves registradas no Portal Único da ANAC durante o mês de novembro de 2025 – período de realização da COP30, evento que aumentou consideravelmente o número de operações no maior aeroporto da região norte do país. Além da ausência de registros no sistema unificado, não foram registradas colisões de pássaros com aeronaves pelas equipes de fauna do aeroporto durante o último mês.

O resultado conquistado demonstra a efetividade das ações e evidencia a qualidade  dos conhecimentos técnicos aplicados pela equipe de fauna orgânica do Aeroporto, além dos investimentos que foram aplicados no setor.